O sistema de telecomunicações é o conjunto que permite a interação entre todos os pontos de trabalho e a comunicação externa, tanto para telefone quanto para dados.
Cada estação de trabalho está interligada ao rack de telecomunicações, por meio de cabos com quatro pares de condutores, que podem ser utilizados para dados ou para voz. Por este motivo a rede é chamada de rede estruturada.
No rack de telecomunicações estão instalados os equipamentos ativos de rede, que disponibilizam os sinais para os computadores; o modem, para a comunicação externa; as tomadas com as linhas telefônicas externas e os ramais internos provenientes da central telefônica. Com os cabos de conexões patch cords, podemos habilitar qualquer ponto distribuído na planta, para a função desejada.
Além dos pontos distribuídos na planta, ao rack de telecomunicações estão interligados o DGT (Distribuidor Geral de Telefonia), para que as linhas externas possam ser acessadas; a central telefônica, com disponibilização de todos os ramais; a central de alarme, para que as ocorrências sejam comunicadas através da rede; o servidor de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), para o monitoramento remoto das imagens; além de outros equipamentos, dependendo das necessidades.
O rack de telecomunicações, que é o centro do sistema, deve ser instalado na sala destinada aos equipamentos de telecomunicações, normalmente chamada de sala site ou sala técnica.
O leiaute da sala site deve ser cuidadosamente estudado para permitir a adequada passagem dos cabos, a instalação dos equipamentos, o acesso aos quadros elétricos e o conforto para os operadores.