CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO-CFTV

O Circuito Fechado de Televisão-CFTV, em conjunto com o sistema de alarme, faz parte do sistema de segurança eletrônica nas edificações modernas. O sistema permite monitorar movimentação de pessoas nas entradas e saídas dos ambientes, nos locais de trabalho e mesmo em grandes áreas com grande concentração de pessoas. Existem câmeras com variados padrões de definição, variando de 1 a 30 megapixels.

Além das câmeras, deve ser previsto o local onde será instalado o servidor de CFTV. É necessária uma mesa com cadeira para o servidor, para o trabalho de monitoramento das imagens. Assim como na central de alarme, é conveniente que o servidor de CFTV esteja próximo aos demais equipamentos de comunicação, normalmente localizados na sala site.

Assim como as câmeras, existem vários modelos de servidores de CFTV, com características específicas, quanto ao número de câmeras que ópera, tempos de gravações das imagens etc. Devido a essa extensa variedade de sistemas existentes, com custos muito variados, a compra e a instalação normalmente são feitas depois da obra concluída.

Para cada ponto de câmera é necessário um cabo coaxial para vídeo, que vai até o servidor; um cabo exclusivo para alimentação da câmera, que deve partir de uma caixa com tamanho suficiente para instalação das fontes e cabo para iluminação dedicada, a partir de um quadro elétrico com comando por sensor de presença.

A iluminação dedicada é um projetor orientável, instalado ao lado da câmera, que permite imagens melhores, em câmeras convencionais que dependem de iluminação. O circuito para esta iluminação deve ser comandado por sensores de presença.

Em termos de projeto, é importante definir o local para instalação do servidor, das câmeras, rotas de eletrodutos e a convergência dos cabos de vídeo para o servidor.