Padrão de entrada de energia é o trecho da instalação elétrica entre a rede da concessionária de energia elétrica e a caixa de passagem na saída da caixa do medidor de energia.
Neste projeto são mostrados os detalhes da descida no poste, caixas de inspeção, aterramento, conjunto de medição, proteção, bitola dos condutores etc.
É o trecho inspecionado pela concessionária de energia elétrica.
É necessário o estudo da viabilidade técnica, para definir a melhor localização do medidor, ou conjunto de medição, quando a edificação tiver mais de uma unidade consumidora. São importantes as condições da rede de distribuição, a localização do poste, a planta de situação e o projeto arquitetônico; para que tudo seja definido da forma mais econômica, dentro das
Normas e dos critérios da concessionária.
Dependendo do porte da edificação e de critérios arquitetônicos, a entrada pode ser aérea ou subterrânea. O fornecimento pode ser monofásico, bifásico ou trifásico, dependendo da carga a ser instalada.
Quando o centro de carga estiver distante da rede da concessionária, dependendo do consumo, a entrada poderá ser feita em média tensão.