A energia elétrica precisa ser tratada com inteligência e cuidado. Pela importância da energia elétrica nas edificações, pelo impacto que causa no orçamento dos consumidores e pelo risco de acidentes e incêndios que representa.

Tensões inadequadas para as cargas podem implicar em correntes elevadas causando perdas e aquecimento dos cabos. Por exemplo: chuveiros e fornos devem ser ligados na rede bifásica, 220V, com circuito exclusivo.

Circuitos longos e subdimensionados, equipamentos e luminárias com baixo rendimento, fuga de corrente ao longo dos condutores etc, podem representar perdas de energia e aquecimento nas instalações.

Falta de iluminação natural, proveniente do sol, pode implicar em aumento no consumo de energia.

Pintura escura e revestimentos irregulares também podem implicar no aumento do consumo de energia.

Equipamentos velhos defeituosos, com isolação precária, como portas de geladeiras, podem implicar no aumento do consumo de energia.

Uma alternativa para reduzir drasticamente é a instalação de geração própria de energia solar; que pode reduzir o valor da conta de energia em até 98%.

Vale lembrar que o síndico pode ser responsabilizado civil e criminalmente, caso seja comprovada sua negligência em não executar a manutenção correta das instalações elétricas.

A PREDIMAIS ELABORA PROJETOS ELÉTRICOS SEMPRE VISANDO ECONOMIA DE ENERGIA, PRATICIDADE E SEGURANÇA ACIMA DE TUDO; RESPEITANDO TODAS AS EXIGÊNCIAS DAS NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES.