Segurança elétrica é tudo que nos garante que a energia elétrica, que é um insumo tão importante em nossas vidas, esteja sempre disponível; em nossas residências, nos locais de trabalho, no nosso laser, em nosso dia a dia; sempre. Assim:
- A qualidade do projeto
- A execução das instalações
- A seletividade das proteções
- As inspeções periódicas
- A manutenção preventiva
- Inúmeros os itens, cada um, com sua devida importância no contexto de segurança
Nesse tópico vamos tratar da confiabilidade do sistema, da segurança na continuidade do fornecimento de energia, de acordo com as nossas necessidades.
A energia que chega em nossas edificações, fornecida pelas concessionárias de energia elétrica, está sujeita a oscilações, sobretensões e interrupções; que podem durar horas ou mesmo dias, dependendo do sinistro que vier ocorrer e o tempo de reparo.
Dependendo do tipo de atividade é necessário, além dos DPS (dispositivos de proteção contra surto de tensão), estabilizadores de tensão ou No-breaks (que são estabilizadores com banco de baterias) para garantir o fornecimento da energia sem interrupção. As interrupções podem causar corrupção de arquivos nos computadores, interrupção de envios e recebimentos de dados, danos irreparáveis a pacientes que dependem de equipamentos elétricos, notadamente em hospitais, clínicas etc. em residências a interrupção no fornecimento de energia, também pode causar transtornos.
Como o tempo de interrupção no fornecimento de energia pode ser demorado é necessário, dependendo da atividade, projetar fonte alternativa de energia, como Grupo motor gerador.
Outro dispositivo importante é a instalação de transformador de isolação, para evitar choques elétricos em relação ao solo. Na área hospitalar são os chamados it’s médicos, que são imprescindíveis.