A proteção contra choques elétricos é feita por DR’s (Relé Diferencial) instalados nos circuitos elétricos. São dispositivos que desligam a energia do circuito quando há diferença entre os valores da corrente entre os condutores do circuito, evitando as graves consequências do choque elétrico.
Para evitar o surto de tensão nos cabos provenientes da rede externa é necessário os DPS’s no ponto em que a rede entra na edificação. Devem ser ligados diretamente ao BEP (Barramento de EquiPotencialização) com cabos individuais #16m². O condutor neutro deve ser aterrado diretamente no BEP.
Os cabos de telecomunicações também estão sujeitos a sobretensão e devem ser protegidos também. Para que os DPS’s funcionem corretamente é necessário que o aterramento esteja corretamente instalado e revisado, com uma resistência máxima de 5Ω em relação ao solo.
Para as edificações de uso coletivo, é obrigatória a instalação de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) tipo Gaiola de Faraday para proteção contra incidência de descargas sobre a edificação, independente de estar próxima à edificações mais altas.
A descarga atmosférica desloca por túnel de ar ionizado, podendo atingir qualquer ponto do solo; uma vez que esses túneis se formam aleatoriamente em razão de concentração maiores ou menores de partículas condutoras suspensas na atmosfera.