DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ESTABILIZADA

Para melhorar a qualidade da energia fornecida pela concessionária, evitando oscilações e interrupções, danosas para os equipamentos, são utilizados estabilizador, no-break e GMG, para os circuitos específicos, de acordo com as necessidades de cada modalidade de carga.

O estabilizador melhora a qualidade da energia evitando oscilações de tensão. É empregado, normalmente, nos circuitos destinados às estações de trabalho, para alimentar computadores, impressoras etc.

Para a instalação do estabilizador de tensão é necessário um QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos) específico, com chave seletora que permita o remanejamento da alimentação diretamente para a rede da concessionária para fins de manutenção.

O no-break é um estabilizador especial, que tem um banco de baterias a ele associado, mantendo as cargas alimentadas, por um determinado tempo, mesmo com a interrupção do fornecimento. A autonomia depende do porte do banco de baterias.

O GMG (Grupo Motor-Gerador) é um gerador de energia que vai entrar em funcionamento automaticamente no caso de falta de energia por período longo.

O GMG pode ser instalado independente, para circuitos cujas cargas admitem interrupções e oscilações de energia, como câmaras frigoríficas, ou associadas a no-break ou estabilizador.